Ipê-verde - Cybistax antisyphilitica

O ipê-verde da família Bignoniaceae também é conhecida popularmente no Brasil pelos nomes: ipê-pardo, caroba-de-flor-verde, caroba-do-campo, carobinha verde, cinco-chagas, fava-de-aranha, ipê-de-flor-verde, ipê-mandioca.

Características

Atinge de 6 até 12 metros de altura, em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, características de árvore do Cerrado, mas ocorrendo também na Mata Atlântica, pode ter o tronco ereto. Folhas digitadas com cinco folíolos. As flores são verdes, difíceis de se distinguir entre as folhas. o fruto é uma vagem, preta quando madura, casca grossa com ranhuras, que se abre liberando sementes aladas em forma de coração, com asa transparente, dispersadas pelo vento. A árvore pelo porte e forma incomum é ótima para paisagismo, principalmente de ruas estreitas

Época de florada e frutificação

A floração ocorre em mais de uma época do ano, mas com maior intensidade entre os meses de dezembro e março. Os frutos amadurecem no período maio-outubro.

Cultivo

Propaga-se por sementes, sendo a germinação fácil, entre 15 e 25 dias. O desenvolvimento das mudas é lento.

Aves atraídas pela planta

Assim como outros ipês atraem beija-flores, psitacídeos, saíras entre outros.

Ocorrência

Ocorre na Região Amazônica até Rio Grande do Sul em diversas formações florestais, principalmente no Cerrado. Também ocorre na Argentina, Bolívia, Colômbia e Equador.

Referências

Árvores Brasileiras, Vol. 01, Lorenzi Harri, Editora Plantarum, 4º Edição

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cybistax_antisyphilitica

https://www.arvores.brasil.nom.br/new/ipeverde/index.htm